
Fiec celebra 40 anos de excelência em educação, formação profissional e inclusão social
A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) celebra 40 anos de história em 2025, consolidando-se como referência em educação técnica, tecnológica e de inclusão social em Indaiatuba e região. Desde sua criação, a instituição vem ampliando sua atuação, com programas voltados à formação de jovens, qualificação de profissionais e oportunidades para toda a comunidade. A programação especial marca quatro décadas de conquistas, transformação de vidas e contribuição para o desenvolvimento da cidade e da região.
Criada em 1985, a FIEC é uma fundação pública municipal que se consolidou como referência nacional em ensino profissionalizante, a partir do Programa de Ensino Profissionalizante (PROEP), que deu origem ao Centro de Educação Profissional de Indaiatuba (CEPIN). Nestes 40 anos, já passaram pela instituição mais de 40 mil ingressantes nos cursos técnicos integrados e concomitantes gratuitos. Além de 320 ingressantes no seu primeiro curso superior em Tecnólogo em Processos Químicos. Sua manutenção é garantida por repasse municipal, convênios com governos estadual e federal, parcerias com a iniciativa privada e a oferta de cursos pagos como:
Cursos sob demanda: Cursos desenvolvidos especialmente para empresas parceiras que buscam atualização de suas equipes, além de capacitações voltadas aos servidores das secretarias municipais.
Cursos Extracurriculares: Cursos rápidos com o objetivo oferecer formações alinhadas às demandas do mercado e comunidade. Desde então, mais de 3.500 alunos já participaram de cursos em áreas como saúde, finanças, terapias manuais, gastronomia, mecânica, entre outras.
FIEC + Tecnologia: lançado em 2025, o programa oferece cursos na área de tecnologia, preparando os participantes para lidar com inovações emergentes como programação, análise de dados e inteligência artificial. A iniciativa fortalece a empregabilidade, desenvolve competências para o futuro e amplia a inclusão digital. Desde o lançamento, mais de 500 pessoas já participaram, descobrindo novas formas de transformar o dia a dia por meio da tecnologia.
Ensino Profissional Paulista (EPP): Atualmente presentes em 29 municípios pelo estado de São Paulo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a iniciativa leva, por meio da FIEC, ensino técnico de qualidade a 78 escolas estaduais, em 29 municípios, de forma concomitante ao ensino médio.
INFRAESTRUTURA
A FIEC dispõe de uma das infraestruturas mais completas do país, reunindo tradição e inovação. Iniciou suas atividades com salas de aula no Ginásio de Esportes e, ao longo dos anos, continuou crescendo e se aprimorando. Sua primeira unidade foi no antigo “Randolfo”, ainda na Cidade Nova, a partir de 1988 ; em 2001, inaugurou a sede no Jardim Regina, que recebeu ampliação para o prédio de Mecânica em 2018, mantendo duas unidades até 2022, além do museu da estação. Em 2024, a Fundação foi unificada em três prédios no Jardim Regina, oferecendo um espaço moderno, seguro e acessível, capaz de receber cada vez mais alunos e democratizar uma educação de qualidade evolutiva.
Os alunos ingressantes recebem um kit com uniforme, mochila e material escolar. A grade é complementada por cursos de inglês, palestras, visitas técnicas e eventos culturais, como a Semana de Educação e Cultura. Além disso, ao ingressar na fundação, todos participam do programa “Aluno Saudável“, que realiza avaliações e promove conhecimentos voltados à saúde e qualidade de vida. A instituição conta ainda com 22 laboratórios, mais 14 salas de aula climatizadas, equipadas com projetores, lousa digital, acesso a notebooks e ferramentas Google for Education, além de um auditório com capacidade para 200 pessoas.
Em destaque temos a Fábrica Escola de Química (FEQ), que reproduz o funcionamento de uma empresa real, proporcionando aos alunos a vivência prática na formulação, fabricação e realização de testes de eficácia de produtos , que são aproveitados no consumo interno da FIEC e também fortalecem pesquisas tecnológicas e projetos de extensão, ampliando as oportunidades de aprendizado e inovação.
Além disso, a FIEC oferece uma série de benefícios que se estendem a alunos e ex-alunos tais como:
Portal do Emprego: que conecta estudantes e empresas com milhares de vagas de emprego/estágio e currículos cadastrados.
Biblioteca: Espaço físico de pesquisa e descompressão, com acervo de mais de 9 mil títulos, além da biblioteca virtual com mais de 11 mil livros.
RECONHECIMENTO
Classificada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em 2017, entre as dez melhores escolas técnicas do mundo, a única pública, que através de uma educação multidisciplinar participa de projetos educacionais diferenciados. Teve participação no 4×4 Schools Land Rover-Jaguar, em Londres e em Abu Dhabi, no International Robotics Forum for High no Japão e Italian Culinary Institute for Foreigner Na Itália. Alunos da Fundação também marcaram presença em Competições da Cisco de Habilidades de IT Essencials da América Latina e Caribe e na Maratona de Aplicativos Google-Fiap/Brasil.
Entre as conquistas mais recentes, destaca-se a recertificação do Selo de Qualidade concedido pelo Conselho Regional de Química da IV Região (CRQ-IV) ao curso técnico de Química. Essa é a segunda vez consecutiva que a FIEC conquista a nota máxima na avaliação, posicionando-se entre as apenas oito instituições do Estado de São Paulo que possuem a certificação vigente. O selo, criado em 2007, reconhece a excelência no ensino e garante que a formação oferecida está alinhada às exigências do mercado de trabalho e da indústria química.
FIEC E A COMUNIDADE
A FIEC também promove iniciativas sociais e culturais reconhecidas pela comunidade:
Campanha de Doação de Sangue: realizada desde 2006, sempre no último sábado do mês, em parceria com o Hemocentro da UNICAMP. A iniciativa coleta, em média, 1.300 bolsas de sangue por ano, ajudando a salvar vidas e fortalecer a rede hospitalar da região.
Cursinho Pré-vestibular: já beneficiou mais de 700 estudantes. Criado a partir da demanda da comunidade, o curso prepara os alunos para dar o próximo passo em sua trajetória acadêmica, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior.
Atendimento Solidário (Home Care): realizado por professores e alunos do curso técnico em Enfermagem, levando assistência de enfermagem até a casa de pacientes, promovendo conforto, bem-estar e segurança para os pacientes e suas famílias.
Programa de Educação e Inclusão Digital: criado em 2005, permite que os alunos do curso técnico de Informática ministrem aulas para a comunidade como estágio supervisionado. Hoje, o programa democratiza o acesso ao conhecimento digital, aproximando milhares de pessoas das ferramentas tecnológicas e contribuindo para a inclusão social em diferentes polos espalhados pela cidade.
English for All: Oferece aulas de inglês para alunos e funcionários públicos.
As comemorações dos 40 anos contarão com uma programação diversificada, incluindo a apresentação da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, uma grande festa voltada aos alunos e funcionários com shows de bandas e apresentações culturais e musicais dos alunos da FIEC, além da criação de um mural grafitado dentro da instituição pelo artista e ex-aluno Lawrence Stefanny de Paula Ribeiro Prado, conhecido como Lawrence “Last”. A obra retratará a trajetória da FIEC ao longo de seus 40 anos, transformando a história da fundação em arte. Também fará parte da programação a exibição do novo vídeo institucional comemorativo além de homenagens especiais.
Celebrar os 40 anos da FIEC é relembrar histórias inspiradoras de ex-alunos que transformaram suas vidas, conquistaram espaço no mercado de trabalho e se tornaram empreendedores de sucesso. É também olhar para o futuro, reafirmando o compromisso com a educação pública de qualidade, a formação cidadã e a preparação de profissionais alinhados às demandas da sociedade e da economia.
Via: Prefeitura de Indaiatuba