Indaiatuba não é Praia

Notícias de Indaiatuba

Primavera, líder da A2 de SP, já recebeu jogo com Messi em seu estádio e teve Deco como pioneiro de SAF

O Primavera-SP encerrou a primeira fase da Série A2 do Campeonato Paulista com a melhor campanha entre os 20 participantes. O clube agora vai em busca do acesso inédito à elite estadual.

O Fantasma fechou a etapa de classificação com 28 pontos em 15 jogos, com sete vitórias, sete empates e apenas uma derrota – a equipe de Indaiatuba chegou a ficar 20 jogos sem perder se contabilizados os jogos de 2024.

A atual temporada é mais um capítulo especial na história recente do clube, que teve o ex-jogador Deco como “pioneiro” de SAF e até mesmo Lionel Messi jogando no estádio Ítalo Limongi.

Fundado no dia 27 de janeiro de 1927, o Primavera ingressou nas competições oficiais da FPF em meados da década de 1950 e teve uma trajetória marcada por altos e baixos.

Entre as principais conquistas do time de vermelho, preto e branco estão os títulos da Segunda Divisão em 1977,1995 e 2018, além da extinta Série B2 de 2001.

Um dos momentos mais difíceis da história quase centenária ocorreu entre 2007 e 2009, quando uma parceria malsucedida com o Racing Santander chegou a mudar escudo e as cores do time, mas gerou frustração para os torcedores e para a cidade com baixo desempenho dentro de campo.

A volta por cima foi iniciada em 2014, com o acesso à Série A3, e depois um novo acesso para a Série A2 ocorreu em campanha história em 2021.

O papel de Deco no clube

O ex-jogador Deco assumiu o controle do Primavera em 2020 como sócio do empresário Nenê Zini. Em agosto de 2022, ambos se tornaram sócios e donos de 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube, que ficou com os 10% restantes.

Sob comando de Deco, o Primavera voltou a disputar a segunda divisão estadual após 34 temporadas. Além disso, quase conseguiu o inédito acesso à elite paulista em 2022, sendo eliminado nas quartas de final.

Ele precisou deixar o comando do clube em agosto de 2023, quando foi anunciado como diretor do Barcelona.

Deco abriu mão do cargo para apenas como consultor do Primavera, visto possui em seu contrato uma cláusula que o impede de participar de qualquer projeto ligado ao esporte que não seja relacionado ao clube espanhol.

Rolê aleatório com Messi

Outro momento marcante que envolveu o Primavera foi quando o clube recebeu o melhor jogador do mundo em seu estádio.

No dia 18 de julho de 2010 (15 dias depois de ser eliminado com a Argentina da Copa do Mundo da África do Sul ao ser goleado pela Alemanha por 4 a 0), Messi foi o grande personagem da partida beneficente organizada por Deco em Indaiatuba.

Os oito mil torcedores presentes Ítalo Mário Limongi viram um grande jogo de seis gols, com o time de Deco e “O Resto do Mundo” empatando por 3 a 3.

Messi chegou a marcar para o time do anfitrião, mas teve o gol anulado por impedimento. Se não bastasse isso, o argentino levou cartão amarelo por ter, segundo o árbitro, chutado para o gol após a marcação da arbitragem.

Sob vaias para o árbitro e aplausos para Messi, o argentino deixou a cidade do interior paulista sem falar com a imprensa, mas protagonizando um episódio que certamente está na boca de quem esteve presente naquela tarde em Indaiatuba.

O argentino ainda passou mais alguns dias no Brasil, curtindo as férias na Praia de Grumari, no Rio de Janeiro, antes de retornar ao Barcelona, clube que defendeu até 2021.

Inspirado pela ligação com grandes estrelas, o Fantasma tenta dar o passo mais importante de sua trajetória.

A briga para disputar a Série A1 do Paulista será iniciada diante do Santo André nas quartas de final. De acordo com o regulamento da competição, apenas os finalistas garantem o acesso.

Via: Globo Esporte | Foto: Marcos Ribolli

You might also be interested by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *