Feira Ambiental EcoPark
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou a montagem das estruturas para a terceira edição da Feira Ambiental EcoPark, que será realizada nos dias 29 e 30 de junho. O evento acontecerá ao lado da Pista de Aeromodelismo do Parque Ecológico e fecha a programação do município para o Mês do Meio Ambiente. As atrações serão gratuitas e com foco na educação ambiental. Nos dois dias do evento as atividades terão início às 9h e se estenderão até 17h.
O público poderá participar da soltura de alevinos no lago do Parque, assistir peças teatrais, levar mudas de árvores, suculentas e hortaliças para casa, e conhecer os serviços públicos de cuidado com o meio ambiente. A diversão das crianças também continua garantida com a exposição de mini animais e o passeio de carretinha puxada por trator.
Na exposição de mini animais Fazendinha Feliz, as crianças poderão conhecer mini vacas, coelhos, pôneis, cabra, mula, garnisés, ovelhas, bezerros e boi de sela. A Fazendinha também retorna na edição deste ano com a Casa Caipira, que fica na entrada da exposição e que deixa no ar aquele cheiro de cafezinho coado na hora, bem no estilo rural.
A exposição dos trabalhos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente levará para a Feira o Projeto Click Árvore, que é responsável pela doação das mudas de árvores e suculentas. A mini usina de Biodiesel também estará representada no evento, assim como a Van Laboratório do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), que mostra como é feita a análise da nossa água. Também haverá exposição do Programa Cata Bagulho e dos projetos Bairro Limpo e Bairro Verde, e orientações sobre Licenciamento Ambiental.
O Centro de Reabilitação Animal (CRA) promoverá uma feira de adoção de animais e, em parceria com o Conselho de Proteção dos Animais (Compda), montará um cenário com esculturas feitas em fibra, de tamanho real, onde será trabalhada a educação para os bons tratos dos animais de forma sensorial.
A equipe de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da Secretaria de Serviços Urbanos estará divulgando os trabalhos realizados dentro da Agenda Azul e Agenda Verde, e os trabalhos de educação e conservação do meio ambiente, baseados na legislação ambiental. Para isso, terão o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e da Defesa Civil do município, com circuito de jogos educacionais.
O público da Feira poderá visitar espaços com exposições de procedimentos e equipamentos usados no trabalho de preservação da flora, em ações de podas e contenção de queimadas montados pelo Departamento de Fiscalização Ambiental e a Defesa Civil.
O passeio ciclístico na Pista de Aeromodelismo é outra atração certa na EcoPark deste ano, sob a supervisão da equipe do Projeto Ecobike. Na ocasião, as crianças poderão conhecer as bicicletas feitas com plástico reciclável e que são disponibilizadas gratuitamente para a população, por meio de empréstimo, em uma das cinco estações do projeto espalhadas pela cidade.
Este ano, o Projeto Horta e a doação de hortaliças terá o reforço da parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comusans) e do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans). No recinto, além de ganhar as mudas, os visitantes vão aprender as técnicas de plantios e como isso é trabalhado pela Administração Municipal.
A programação do evento novamente contará com a participação dos grupos de escoteiros da cidade, que vão promover atividades recreativas e de conscientização ambiental nos dois dias da Ecopark.
Outros parceiros da Feira também já foram confirmados, entre eles a Associação Mata Ciliar, com seus jogos interativos e exposições, e a empresa Corpus, que utilizará sua Carreta Ecológica para promover atividades que reforçam a importância da reciclagem.
Apoio das secretarias
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou presença na Feira EcoPark com a equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue, que montará um estande com equipamentos e insumos informativos, incluindo material sobre o ciclo biológico do mosquito com amostras de larva, mosquitos e microscópio, alguns jogos interativos para crianças, exposição de veículos e equipamentos pesados, totens de vídeos, mini cinema com o tema “Conhecer para combater”, e tendas infláveis, faixas e banners.
A Saúde ainda montará um estande de Vacinação no recinto da Feira, no sábado e no domingo, das 9h às 16h30, com campanha de Multivacinação ofertando todas as vacinas do calendário de imunização (pólio, sarampo, rubéola e Covid) e de Influenza (contra a gripe). Os pais e responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação das crianças e um documento da pessoa que for receber a vacina.
Assim como já aconteceu no ano passado, a Secretaria da Educação levará as atividades do Domingo Ecológico para a Feira. A equipe da Escola Ambiental Bosque do Saber está preparando um espetáculo teatral para as crianças e também promoverá as tradicionais oficinas com materiais recicláveis, que os pequenos adoram.
Além de promovera segurança do recinto, a Secretaria de Segurança Pública coordenará a apresentação do canil da Guarda Civil no decorrer dos dois dias do evento.
A Secretaria de Cultura levará para o palco montado na EcoPark apresentações musicais, e o Koringa está circulando pelo local, animando a garotada.
A Praça de Alimentação ficará sob a responsabilidade das entidades assistenciais do município, como aconteceu nas edições anteriores. Estão confirmadas as participações das entidades Bolha de Sabão, Atos 4, Associação Deficientes Visuais de Indaiatuba (ADVI) e Comunidade Farol, com pastéis, hot-dog, lanche de linguiça e refrigerantes.
O cronograma das atividades será divulgado na semana do evento.
Via: Prefeitura de Indaiatuba | Foto: Eliandro Figueira