Cadastramento de cães e gatos para vacinação contra raiva animal
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde iniciará o calendário de vacinação contra raiva animal de 2023 no dia 25 de março. Os interessados devem fazer a inscrição do pet no link que já está disponível no site da Prefeitura. A ação acontecerá em quatro postos fixos: Parque Pet do Jardim Esplanada, Espaços Pet do Jardim Paulistano e da Praça Três Marias, e em frente à unidade de saúde do Parque Campo Bonito. A população poderá procurar pelo serviço sempre no último sábado de cada mês, das 9h às 13h.
Uma outra novidade anunciada pela Secretaria da Saúde é a parceria da Unimax nos trabalhos de vacinação antirrábica. A instituição de ensino doará parte das doses da vacina e participará da ação com alunos e professores do curso de Medicina Veterinária.
A recomendação aos tutores dos animais é que escolham o posto de vacinação mais próximo do seu bairro e não esqueçam de levar a carteira de vacina do pet. O cão deve ser conduzido em coleira e o gato dentro de um saco de tecido. Como os postos de vacinação serão em locais abertos, a ação será cancelada nos dias de chuva.
A secretária de Saúde, Graziela Garcia, voltou a reforçar que desde 1998 o Estado de São Paulo não registra nenhum caso da doença em cães e gatos, e que a campanha anual de vacinação antirrábica foi suspensa pelo Estado de São Paulo há alguns anos. “Esse é um trabalho que passou a ser de rotina nos municípios e, em 2022, imunizamos mais de 1.600 animais contra a raiva. Até então a vacinação era feita por agendamento por telefone, mediante a procura dos tutores pelo serviço, mas este ano decidimos otimizar esse serviço para imunizar mais animais”, acrescentou.
A Saúde optou por criar postos fixos para que a população tenha a flexibilidade de datas e possa escolher qual ponto de vacinação melhor atende suas necessidades. “Pensamos nos espaços Pet porque já concentram um grande número de animais e os postos ficam mais visíveis para que os tutores não percam a oportunidade de imunizar seus animais”, justificou.
Mesmo sem registros recentes de casos de raiva em cães e gatos, é importante que os tutores de animais mantenham a carteirinha de vacinação de seu pet em dia. A raiva é uma doença fatal provocada por vírus que acomete animais e seres humanos. Ela é transmitida por cão, gato e outros e animais através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.
Calendário de Vacinação Antirrábica
Março – Dia 25
Abril – Dia 29
Maio – Dia 27
Junho – Dia 24
Julho – Dia 29
Agosto – Dia 26
Setembro – Dia 30
Novembro – Dia 25
Locais:
– Parque Pet do Parque Ecológico – avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, altura no Jardim Esplanada
– Espaço Pet do Parque do Jardim Paulistano – rua Martinho Lutero, no Jardim Paulistano
– Espaço Pet da praça Três Marias – na avenida Conceição, na Vila Georgina
– UBS do Parque Campo Bonito – avenida Otília Ferraz de Camargo, 817, Campo Bonito (em frente à UBS)
Horário: das 9h às 13h.
Link para inscrição: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/vigilancia-em-saude/vigilancia-epidemiologica/vacinacao-contra-raiva/
(Via Prefeitura de Indaiatuba)