Indaiatuba não é Praia

Notícias de Indaiatuba

Segunda fase do seccionamento de linhas de ônibus inicia no dia 25 de outubro

A partir do dia 25 de outubro iniciará a segunda fase do seccionamento de linhas no transporte coletivo urbano de Indaiatuba. A Prefeitura informa, que assim como já ocorreu na primeira fase, a mudança consistirá em dividir em viagens mais curtas, linhas com maior número de passageiros e viagens mais longas. 

Dessa vez, o seccionamento beneficiará quatro linhas: 303 – Morada do Sol/Costa e Silva x Cobreq/Cidade Nova/ Camargo Andrade, 304 – Morada do Sol/Costa e Silva x Camargo Andrade/Cidade Nova, 309 – João Pioli/Jd. Regina/Ario Barnabé x Cobreq/Vila Avaí e 315 – João Pioli/Prefeitura/Veneza x Camargo Andrade. A medida beneficiará diretamente cerca de 1,9 mil usuários por dia.

As linhas 303, 309 e 315 farão trajeto saindo da Morada do Sol até o Terminal Central (Ponto Cidadão). O trecho compreendido entre o bairro Camargo Andrade e o Terminal Central será realizado com a implantação da linha circular 317. Já as viagens da linha 304 serão suprimidas pela linha 307, que também dá apoio a outras linhas.

O Departamento de Transporte Coletivo reforça que o trajeto completo poderá ser feito por meio da integração e o pagamento de uma única tarifa, desde que o passageiro utilize o cartão do transporte.

O tempo de integração para os passageiros das linhas 317, 303, 307, 309 e 315 será ampliado, passando dos atuais 60 minutos para 80 minutos, a contar a partir da entrada no primeiro carro. “Este aumento do prazo autorizado pela administração municipal é mais um benefício para o usuário.

O projeto de seccionamento foi iniciado em maio deste ano com as linhas 305 e 314, integrando as diretrizes estabelecidas na Lei nº 6.821/17 de 9 de novembro de 2017, que instituiu o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, visando promover maior eficiência e qualidade ao transporte urbano, facilitando os deslocamentos dos usuários das linhas.

Integração

A linha circular 317 integrará com todas as linhas sentido centro-bairro, inclusive com 303, 307, 309 e 315, que também integrará com todas as linhas no sentido centro-bairro, inclusive com a 317. A baldeação ocorrerá no Terminal Central do Ponto Cidadão.

Os usuários moradores do bairro Camargo Andrade com destino ao Distrito Industrial deverão fazer a integração com a linha 327 no Ponto Cidadão. Essa linha também teve aumento de 25% no número de viagens dia/útil, passando de quatro para cinco viagens.

Devido ao novo itinerário de forma circular no bairro ser mais curto, a nova programação horária da linha 317 – Camargo Andrade x Terminal Central (Ponto Cidadão), além de possibilitar melhor distribuição de horários, também ofertará um aumento de 13,79% no número de viagens nos dias úteis, passando de 63 para 66 viagens.

Os itinerários mais curtos também resultarão em aumento do número de viagens nos dias úteis. A linha 303 passará de 28 para 32 viagens, o que significará um aumento de 14,28%; a linha 307 aumenta de 22 para 42 viagens, ou seja, 90,90% de aumento na oferta de viagens; e na linha 315, que sobe de oito para 14 viagens, um aumento de 57%.

Todos os trajetos poderão ser conferidos posteriormente no site https://souindaiatuba.com.br/linhas-e-horarios/ ou no aplicativo SOU – Sistema de Ônibus Urbano, disponível na Apple Store e na Google Play.

Cartão SOU

Para fazer a integração sem custo adicional para o passageiro é necessário fazer o cartão de transporte no guichê da SOU Indaiatuba, localizado no Ponto Cidadão, na avenida Presidente Vargas, 125. A emissão da primeira via do cartão é gratuita e os créditos são recarregados pelos usuários conforme a utilização.

Além de facilitar o acesso dos passageiros no transporte coletivo, o cartão permite controle de entrada e saída e evita o manuseio de cédulas de papel e moedas utilizadas no pagamento.

Para fazer o cartão o usuário deve apresentar o RG, CPF e um comprovante de endereço. O atendimento no guichê da SOU Indaiatuba ocorre de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Serviço

Itinerário – Linha 317

IDA – Ponto Cidadão/Terminal Central/Camargo Andrade – centro x bairro: Terminal Central, rua Oswaldo Cruz, rua 24 de Maio, rua Tuiuti, av. Itororó, tua 15 de Novembro, av. Presidente Kennedy, av. Presidente Vargas, (Vila Maria Helena), av. Conceição, (Jd. Itamaracá), rua Tamoio (Jd. Camargo Andrade), rua Henrique Mora, rua Dr. Rudolf Theodor Schell, Ponto Controle Camargo Andrade.

Volta – Camargo Andrade/Terminal Central/Ponto Cidadão – sentido bairro x centro: Ponto Controle Camargo Andrade, rua Sivaldo José Bertoli, rua Henrique Mora, rua Milton Antônio dos Santos, rua Carlos Pucci (Jd. Itamaracá), Rua Tamoio, rua Thomazina Polhese Esquilanti, rua João Ifanger Junior, rua José Milanesi, rua Tupi, rua Teotônio Vilela, rua Agostinho Cação, rua Calvino Hass (Vila Rubens), rua Padre Álvaro Augusto Ambiel, rua Tupinambás (Vila Maria Helena), rua Tupi, av. Conceição (Vila Avai), av. Conceição (Vila Suíça), av. Conceição (Cidade Nova), av. Presidente Kennedy, av. Presidente Vargas, Terminal Central (Ponto Cidadão).

Foto: Arquivo – RIC/PMI

You might also be interested by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *