Indaiatuba não é Praia

Notícias de Indaiatuba

Saae alerta sobre a importância da economia de água nesse período de estiagem

A região sudeste está em período de estiagem e esse ano o índice de precipitação foi abaixo da média neste primeiro semestre. De acordo com a medição realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), que coleta os dados por meio do pluviômetro instalado na Estação de Tratamento de Água, ETA III no bairro Pimenta, este ano choveu entre janeiro e agosto 773 milímetros, 231 mm a menos que no mesmo período de 2019, uma queda de 30%. Em 2014, quando tivemos a pior estiagem vista na região, choveu 524 mm. 

Além do baixo índice pluviométrico e das temperaturas elevadas que estimulam o consumo de água e também aumentam a evaporação dos mananciais, houve um aumento de 18% no consumo de água entre os meses de abril e agosto, em relação à 2019.

O aumento no consumo também tem como causas o isolamento social devido a Pandemia, onde as pessoas estão permanecendo mais tempo em suas residências, e o aumento da população de Indaiatuba. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade ganhou 5 mil novos moradores no último ano. 

Mesmo com o sistema de abastecimento bem estruturado que temos em Indaiatuba, e todo o trabalho que a equipe do Saae vem fazendo para manter o abastecimento normalizado, o consumo está alto e a colaboração de população quanto ao uso consciente da água é de extrema importância. “Para evitar que os níveis dos reservatórios fiquem abaixo do esperado, é primordial que todos colaborem e não desperdicem água, para que seja possível manter toda a cidade abastecida até o final desse período de estiagem, que normalmente vai até outubro e novembro”, alerta o superintendente, Sandro Coral.

A economia no consumo de água tratada minimiza os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais, uma vez que se reduz o volume de água a ser captada e tratada.

Segundo estudo da ONU (Organização das Nações Unidas) uma pessoa precisa de 110 L de água para atender todas as suas demandas diárias, no Brasil, a média da população gasta 200 L de água por dia. Lembrando que vivemos em um país onde muitos não têm acesso à água potável diariamente, o que torna nossa média ainda mais preocupante. Poupar água é muito necessário, não apenas em períodos que não há chuvas. 

Como economizar água com atitudes simples

1.Não lave a calçada, use a vassoura. Utilizar a mangueira por 15 minutos consome 280 litros de água. Quatro dias lavando você gasta mais de uma caixa d’água de 1.000 litros.

2. Fechar a torneira enquanto escova os dentes. A economia é de até 97 litros de água.

3. Não tome banhos demorados. Uma ducha de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água. Cerca de 5 minutos são suficientes para higienizar todo o corpo.

4. Faça a manutenção periódica dos equipamentos hidráulico no imóvel. Essas gotinhas podem custar muito caro. Uma torneira pingando pode desperdiçar até 1.500 litros de água por mês.

5. Limpe a louça antes de lavá-la. Essa é uma dica e tanto para evitar o desperdício. Tire o excesso de resíduos a seco e só depois jogue água. E não se esqueça de desligar a torneira enquanto estiver ensaboando.

6. Acumule as roupas para lavar. Assim, você enche totalmente a máquina e usa água uma vez só. E reutilize água da máquina de lavar. Essa água não é própria para o consumo, mas pode servir para lavar o quintal e dar descarga. Essa ação ajuda ao planeta e alivia o seu bolso na hora de pagar as contas. Ah, você também pode armazenar a água do banho.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba | Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

You might also be interested by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *