Indaiatuba não é Praia

Notícias de Indaiatuba

Parque Ecológico recebe reforço de iluminação com novas luminárias de LED

Com as novas luminárias de LED instaladas nos primeiros trechos do Parque Ecológico, a Prefeitura de Indaiatuba dá continuidade ao trabalho de revitalização da iluminação pública em avenidas e pontos de maior movimento da cidade. Só neste semestre serão instaladas e substituídas mais de 600 lâmpadas pelo modelo LED, sendo a maioria no Parque. A medida tem o objetivo de tornar a iluminação mais eficiente e proporcionar mais segurança à população que utiliza os locais atendidos. As lâmpadas também geram economia no consumo de energia.

Segundo informou a Secretaria de Obras e Vias Públicas, no primeiro trecho do Parque, do estacionamento até o Colégio Objetivo, foram substituídas 228 lâmpadas de 190 watts na parte externa, e foram instaladas outros 57 novos pontos de iluminação de 50 watts na parte interna, acompanhando a pista de caminhada.

A parte interna do segundo trecho do Parque Ecológico, que vai até o Relógio de Sol, antes da Pista de Skate, também recebe novos pontos de iluminação com 120 lâmpadas de 50 watts.

No final do Parque, na área dos eucaliptos, já foram substituídas 96 lâmpadas comuns pela LED, de 190 watts. Nesse ponto outros 68 suportes de luminárias serão trocadas pelo novo modelo padrão do município, e também receberão as novas lâmpadas.

O trecho de 1,8 quilômetros do anel viário que interliga o Colibris à avenida Manuel Ruz Peres, passando atrás do Condomínio Lagos do Shanadú, receberá 93 lâmpadas LED de 190 watts, no sentido bairro-centro. No começo do ano, o trecho do anel viário entre o condomínio Nova Veneza e Dona Lucila, recebeu 52 lâmpadas do modelo.

Outra via que será iluminada com LED é a Alameda Vale do Sol. Nela serão instaladas 30 lâmpadas de 100 watts.

Em 2018 a Secretaria de Obras e Vias Públicas fez a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED nas avenidas Visconde de Indaiatuba e dos Trabalhadores. Na Visconde foram 46 postes com duas luminárias cada um, totalizando 92 lâmpadas de 290 watts. Na avenida dos Trabalhadores foram outros 12 postes com quatro luminárias cada um, totalizando 48 lâmpadas de 150 watts.

Também em 2018, a alameda José Amstalden recebeu iluminação pública já com as novas lâmpadas. A equipe da Secretaria instalou 11 postes com duas lâmpadas de 100 watts de potência, em cada um deles.

O secretário Robenilton de Oliveira Lima, o Dothe, informou que a proposta é substituir gradativamente as lâmpadas comuns da iluminação de todas as avenidas do município. “A iluminação LED é muito mais eficiente e geram economia no consumo de energia”, resumiu.

De acordo com os dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) a lâmpada LED é mais econômica porque sua eficiência luminosa é maior do que as outras lâmpadas. Isso significa que gasta menos energia para gerar a mesma iluminação.

As LED podem durar pelo menos 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e quatro vezes mais do que as fluorescentes compactas, dependendo do modelo.

Entre as vantagens em relação às outras tecnologias também está a não emissão da radiação ultravioleta e infravermelha, que faz com que elas sejam mais confortáveis para os olhos, e também são mais difíceis de quebrar.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba | Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI )

You might also be interested by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *