Indaiatuba não é Praia

Indaiatuba é a segunda cidade da RMC com maior saldo de emprego em 2018

Indaiatuba encerrou 2018 como a segunda cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o maior saldo na geração de empregos, ficando atrás apenas de Campinas. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego através do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a dezembro a cidade registrou saldo positivo de 2.094 postos de trabalho. Foram 29.189 admissões contra 27.095 demissões registradas, variação de 3,16%.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) comemora o resultado. “Depois do país passar por uma forte recessão, o resultado do Caged revela que estamos no caminho certo rumo ao crescimento e à retomada do emprego na nossa cidade. Somente em 2018 tivemos 2.580 novas empresas instaladas em Indaiatuba, entre prestadores de serviço, comércio e indústrias”.

O setor de Serviços foi o que mais contribuiu para esse resultado, com um saldo positivo de 933 vagas (11.073 admissões contra 10.080 desligamentos), seguido da Indústria da Transformação que obteve saldo positivo de 683 vagas (7.508 admissões e 6.825 desligamentos). Na sequência vem o setor de comércio, construção civil, serviço industrial de utilidade pública e agropecuária, todos com saldo positivo.

Atualmente em Indaiatuba existem 849 indústrias cadastradas, cujas atividades predominantes são as indústrias automotivas, mecânicas e metalúrgicas. Na economia do município também estão cadastradas mais 11.178 empresas prestadoras de serviços e 4.951 estabelecimentos comerciais.

 

PAT

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Indaiatuba, vinculado à Secretaria de Governo, realizou em 2018 cerca de 60 mil atendimentos. A unidade é mantida por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que faz intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego. Atualmente há 36 vagas de empregos no PAT de Indaiatuba.

No Posto também é possível fazer inscrição para o seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho, inscrição para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e para o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef). Todos os serviços são gratuitos.

O PAT de Indaiatuba está situado à Rua Jacob Lyra, 344 PQ das Nações. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h às 15h45. Informações pelo telefone (19) 3825-6622 / 6613.

 

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba | Foto: Arquivo – Giuliano Miranda RIC/PMI)

You might also be interested by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *