Indaiatuba não é Praia

Indaiatuba sedia 4ª Mostra de Dança do Qualificação em Artes entre 27 e 30 de setembro

De 27 a 29 de setembro Indaiatuba recebe a 4ª Mostra de Dança do Qualificação em Artes. Nos três dias de apresentação, o público pode prestigiar os trabalhos desenvolvidos durante a orientação artística do Qualificação em Artes, que integra as atividades do programa Oficinas Culturais, gerenciado pela Poiesis. No evento, que acontece em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, em diversos pontos da cidade, as companhias de dança têm a oportunidade de trocar experiências e formar uma rede de dança no Estado de São Paulo. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes de cada espetáculo nos locais das apresentações.

A abertura da quarta edição da Mostra acontece quinta-feira (27) às 20h no Centro Cultural Hermenegildo Pinto “Piano”, e conta com a apresentação de Fulô – tal e qual, espetáculo do Lagartera Coletivo, grupo de dança de Indaiatuba. O trabalho fala do intenso e visceral universo feminino, criando uma experiência que mistura ritmos flamencos, ritmos afro-brasileiros e música eletrônica.

A Mostra oferece ao público duas mesas redondas sobre a experiência da orientação do Programa de Qualificação em Artes, seis espetáculos em locais fechados, uma aula de improvisação e duas intervenções em locais abertos e públicos da cidade. A artista Mariana Muniz ministra um aula de improvisação para os grupos participantes do Programa. Nesta edição, o público pode prestigiar os trabalhos dos seguintes grupos: Coletivo Lagartera (Indaiatuba), Cia Faces Ocultas (Salto), Shekinah Company (Santana do Parnaíba), Núcleo Experimental de Dança e Teatro (São José dos Campos), Funk-E (Campinas), Grupo Kê (Campinas), Cia Rit’s (Tatuí), Cia Rayssa Francesconi (Várzea Paulista) e Grupo em Movimento (Birigui).

Ismael Ivo, curador artístico da dança, vê o corpo como catalisador social e político, e sua maneira de pensar arte e movimento estão alinhadas com as propostas do Programa de Qualificação em Artes. Um dos grandes diferenciais do programa é promover a prática artística a partir da perspectiva do contexto do grupo, valorizando e fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades. “A arte nos dá a capacidade de resistir às dificuldades, fazendo do corpo um documento do nosso tempo. A dança investiga possibilidades de resistência, navegando entre a percepção de fatos e a experiência, fazendo do corpo um corpo-político capaz de propor transformações”, diz o curador.

Veja abaixo a programação completa da 4ª Mostra de Dança:

 

Quinta (27)

  • 20h – “Fulô: tal e qual”, realizado no Centro Cultural Hermenegildo Pinto – “Piano” (localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924, no Jardim Morada do Sol)

Sexta (28)

  • 9h – “Um grito impresso no muro”, na EMEB Prof.ª Maria Albertina Bannwart Berdu (localizada na Avenida Angelo Bertelli Neto, 992, no Jardim Carlos Androvandi)
  • 13h – “Um grito impresso no muro”, na EMEB Prof.ª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro (localizada na Rua Antonio Mazeto Filho, 245 3816-5320 – Bairro Tombadouro)
  • 18h – “Um grito impresso no muro”, realizado no Novo Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto” (na Rua dos Indaiás, 1791 – Jardim Belo Horizonte)
  • 14h e 17h – Roda de conversa sobre a experiência da orientação artística com diretores/coreógrafos dos grupos orientados nesta edição, e artistas-orientadores da edição 2018, no Teatro CIAEI (localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665)
  • 20h – “KNIMA”, no Teatro CIAEI (na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665)
  • 20h45 – “Ostra”, no Teatro CIAEI (localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665)

Sábado (29)

  • 10h – “Laços Urbanos”, na Praça D. Pedro II (no Centro)
  • 16h – “Di Faces”, no Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias (localizado na Rua Jurandir de Faria, Jardim Leonor)
  • 20h – “À deriva”, no Teatro CIAEI (localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665)
  • 21h – “Quando sou eu?”, no Teatro CIAEI (na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665)
  • 21h30 – “Nupcial”, no Teatro CIAEI (localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665)

Domingo (30)

  • 16h – “Di Faces”, no Complexo Educacional Profª Laura Fahl Corrêa (na Rua José Francisco Ceccon, 236, Parque das Nações)

Serviço

4ª Mostra de Dança em Indaiatuba

  • Quando: De quinta-feira (27) a domingo (30)
  • Quanto: Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *