Indaiatuba não é Praia

Indaiatuba realiza Campanha Nacional de Multivacinação

Ação acontece no município de 11 a 22 de setembro

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará no período de 11 a 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. O objetivo é resgatar crianças não vacinadas e completar os esquemas de vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Imunizações.
No sábado, 16 de setembro, será o dia “D” de divulgação e mobilização nacional e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) de Indaiatuba estarão abertos atendendo a população das 8h às 17h. Já nos dias de semana, os horários de atendimento serão de acordo com as salas de vacina de cada unidade de saúde.
A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, lembra que os pais ou responsáveis não devem perder esta oportunidade de imunizar os pequenos. “É essencial manter a vacinação em dia para reduzir o risco de transmissão de enfermidades graves, que podem inclusive, levar à morte”, enfatizou.

HPV
Em razão da baixa cobertura da vacinação contra HPV (papilomavírus humano) no município, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Indaiatuba irá intensificar a campanha de multivacinação para este público específico. No dia D da campanha (16 de setembro), uma equipe ficará no Ponto Azul, das 8h às 12h, para aplicar exclusivamente esta vacina, que é direcionada a meninas dos 9 aos 14 anos de idade e meninos entre 11 e 14 anos de idade. Também recebem a dose homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV e pacientes que receberam transplantes de órgãos ou oncológicos de 9 a 26 anos.

Crédito: Arquivo RIC/PMI

De janeiro a junho de 2017, um total de 1.923 adolescentes receberam a vacina contra HPV no município, sendo 1.093 meninas e 830 meninos. A população feminina estimada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para ser imunizada contra o HPV em Indaiatuba é de 4.838. “Os jovens precisam entender que esta vacina é importantíssima, pois previne contra tumores malignos, especialmente o câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e garganta. Esperamos conseguir melhorar esta cobertura durante a campanha”, afirmou Rita.
A Secretaria de saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, também está buscando o auxílio de todas as escolas do município (municipais, estaduais e particulares) na conscientização sobre a importância da imunização contra o HPV.
O HPV é nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, lábios, boca, cordas vocais, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.

Confira os endereços das UBSs e PSFs de Indaiatuba:
Hospital Dia – Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança
UBS IV, Rua Hélio Pistoni, S/Nº, Jardim Morada do Sol
UBS V (Itaici) – Rua Amadeu Tachinardi, 74, Itaici
UBS IX (Central) – Praça Scyllas Leite Sampaio, Vila Teler
UBS X Jardim Califória – Rua Basílio Martins, Jardim Califórnia
UBS XI João Pioli, Avenida Manoel Ruz Peres, Jardim João Pioli
PSF Parque Indaiá – Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá
PSF Jardim Oliveira Camargo, Rua Yorico Gonçalves, S/Nº, Jardim Oliveira Camargo
PSF Carlos Aldrovandi, Rua Ângelo Berteli Neto, 1.000, Jardim Aldrovandi
UBS Parque Corolla, Rua Nelson Nazário, Jardim Morada do Sol
PSF Jardim Brasil, Rua Lourenço Martins do Amaral 241, Jardim Brasil
PSF Jardim do Sol, Rua Domingos Casa Grande, 107, Jardim Mercedes
PSF Itamaracá, Rua Romário Capossoli, 86, Jardim Itamaracá

You might also be interested by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *